Aluna da UFOP é premiada no XIII Encontro Nacional de História da Mídia

Setembro 15, 2021

Yasmin Winter

Por Adrienne Pedrosa

O trabalho "A Podosfera é delas? Um panorama brasileiro sobre podcasts apresentados por mulheres", desenvolvido pela graduanda em Jornalismo da UFOP Yasmin Winter e orientado pela servidora técnico-administrativa Luana Viana, ficou em 3º lugar no Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia. O evento reuniu 36 trabalhos concorrentes ao prêmio e, na segunda fase, 18 trabalhos disputaram os três primeiros lugares.

A pesquisa abrange a relação histórica entre as mulheres e o rádio e apresenta um panorama dos podcasts produzidos por elas no Brasil. Como método de trabalho, as pesquisadoras utilizaram dados sobre o cenário das mulheres podcasters e, como resultado, identificaram 172 programas apresentados por elas, com perfis de temas variados sobre o universo feminino, em formato de debate, com uma apresentadora convidando outras pessoas. Além disso, também foi identificado que esses podcasts possuem uma frequência semanal de lançamento de episódios e têm caráter independente.

Luana destaca que o prêmio marca o resultado prático das aulas e mostra a adaptação do Jornalismo da UFOP em relação ao mundo da comunicação. "O prêmio reflete a garantia de que as teorias vistas na sala de aula acompanham as mudanças midiáticas que vêm ocorrendo na prática. Os fenômenos comunicacionais estão em constante mutação, e a pesquisa acadêmica desenvolvida no curso de Jornalismo da UFOP está atenta aos novos cenários", comenta. Ela também explica que a premiação reforça o prestígio da UFOP na área de rádio e mídia sonora em âmbito nacional.

Já Yasmin avalia como sua experiência na Universidade, incluindo esta premiação, lhe deu uma percepção mais ampla do mundo acadêmico. "A UFOP me proporcionou muitas experiências incríveis e eu pude perceber a importância da academia, da pesquisa, da extensão, das universidades públicas, gratuitas, inclusivas e de qualidade. Ganhar esse prêmio, entre tantos outros trabalhos importantes, é um reconhecimento de que estamos no caminho certo e que o investimento na pesquisa e nas universidades realmente vale a pena", ressalta.

Confira a lista completa dos premiados.

O PRÊMIO - O Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia tem objetivo de incentivar a pesquisa e as práticas comunicacionais no viés histórico. Além disso, promove a integração dos novos pesquisadores e estimula os estudos em história da mídia. A premiação é feita no Encontro Nacional de História da Mídia.

JOSÉ MARQUES DE MELO - É considerado um dos patronos dos estudos de Comunicação no Brasil. Foi o primeiro doutor em jornalismo titulado por uma universidade brasileira e escreveu 38 obras, além de coordenar dezenas de coletâneas.