Alunos do ICSA são premiados no Encontro de Saberes

Novembro 14, 2019

NPG

Por Adrienne Pedrosa

Foram submetidos e aprovados 579 trabalhos na 26ª edição do Seminário de Iniciação Científica, que aconteceu na 11ª edição do Encontro de Saberes, sendo 92 na área das Ciências Sociais Aplicadas. Nesta categoria, as alunas do curso de Jornalismo, Yasmin Winter e Yasmine Feital, foram premiadas com a pesquisa: “As meninas são tão superpoderosas assim? Representações e afetos de meninas heroínas protagonistas de animações infantis”, orientada pela professora Karina Barbosa.

Arquivo PessoalYasmin comenta a importância do reconhecimento da pesquisa. “É um olhar necessário, ajuda a pensar sobre a forma como as meninas se veem e como outras crianças percebem as meninas. Ter esse reconhecimento é confirmar a importância das pesquisas de iniciação científica, da universidade pública, da participação de estudantes na academia e de se pensar e discutir os assuntos abordados. É uma prova de que as coisas que fazemos aqui na universidade, nossa resistência e nossas contribuições são necessárias.”

Já na IV Edição da Mostra da Pós-Graduação, que também aconteceu dentro do Encontro de Saberes, foram selecionados 35 trabalhos na área de Ciências Sociais Aplicadas. O aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Marcelo Sena, foi premiado em primeiro lugar pela apresentação oral da dissertação "Em nome do padre, do jornal e do golpe: A intriga de 1964 em O Arquidiocesano", orientado pela professora Juçara Brittes. “Mais do que o prêmio, eu reforço a importância de eventos como o Encontro de Saberes, sobretudo em tempos tão sombrios para a universidade pública no Brasil. São momentos de partilhar saberes, mas também lutas e afetos. Fiquei muito feliz com a notícia de que uma pesquisa sobre o golpe de Estado de 1964 foi premiada neste turbulento 2019 e agradeço a todos que contribuíram para o trabalho, principalmente a minha orientadora e amiga, a professora Juçara Brittes”, comenta Marcelo.

PPGCOMO aluno Alexandro Galeno recebeu Menção Honrosa nesta mesma categoria com a apresentação da dissertação "Controle dos corpos maternos na Revista Alterosa (1945-1951): cuidado midiatizado de mães e crianças”, orientado pela professora Karina Barbosa.

A aluna do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA), Tayanne Renata foi premiada na categoria pôster com a dissertação “Economia Sustentável e empregos verdes no Brasil: Uma análise setorial para o período de 2002 a 2014”, orientada pelo professor Heder Oliveira. Tayanne comenta que “a pesquisa buscou construir Índices de Empregos Verdes para o Brasil, que é termo chave para o desenvolvimento econômico. O reconhecimento mostra a preocupação e a conscientização da necessidade de mudanças em relação aos métodos de produção e consumo e também a conscientização dos efeitos sociais, econômicos e ambientais advindos das mudanças climáticas, por parte da academia. Todo esse contexto, mostra cada vez mais a necessidade do debate sobre as questões ambientais, sociais e econômicas e a passos lentos a sociedade sente a necessidade de refletir sobre o assunto e a premiação torna a pesquisa mais notória".

A 11ª edição do Encontro de Saberes aconteceu de 5 a 7 de novembro, no Campus Morro do Cruzeiro.