Cursos do ICSA alcançam nota máxima no ENADE

Outubro 9, 2019

ENADE

Por Matheus Santos e Adrienne Pedrosa

Três dos quatro cursos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Administração, Jornalismo e Serviço Social, tiveram nota cinco na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Para o diretor do Instituto, José Benedito Donadon Leal, as notas refletem a qualidade do ensino. “É uma vitória especialmente neste tempo de ataque à universidade. A nota conquistada pelos alunos comprova a efetividade do ensino público e significa que a UFOP cumpre seu papel social de ensinar bem. Por outro lado, é preciso cumprimentar os coordenadores de curso que fizeram esforço para ampliar a qualidade”, relata.

A UFOP foi a quarta universidade com mais cursos avaliados com nota máxima no estado. Entre os 8.821 cursos de instituições públicas e privadas avaliados no Brasil, 5,6% alcançaram nota máxima e, entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), 184 dos 673 cursos chegaram a nota cinco, que corresponde a 27,3%.

ADMINISTRAÇÃO — O curso de Administração subiu um ponto em relação à edição de 2015, ocupando a nona posição entre os melhores cursos de Minas Gerais, dentre os 14 que obtiveram nota máxima. "O colegiado realizou um trabalho de planejamento, visando otimizar o desempenho do curso em diferentes áreas estratégicas, dentre elas o Enade. A nota significa que o trabalho conjunto por uma educação pública e gratuita está no caminho certo, pois mostra que estamos desenvolvendo um trabalho de qualidade, formando profissionais capacitados e comprovadamente reconhecidos", afirma a coordenadora do curso, Deborah Pessoa.

JORNALISMO — Foram avaliadas 290 graduações de Jornalismo no Brasil, e a UFOP ocupou a 18ª posição entre as 22 que obtiveram nota máxima, sendo a segunda melhor do estado. Para a coordenadora do curso, Michele Tavares, "a avaliação positiva do curso significa que estamos no caminho certo em termos de aplicação do projeto pedagógico, mas isso não significa que devemos relaxar e nos acomodarmos. Pelo contrário, já que estamos atravessando um cenário difícil na universidade pública marcado por muita luta, enfrentamento de cortes na educação e outros ataques".

SERVIÇO SOCIAL — O Serviço Social também aumentou a nota em um ponto. Dos 22 que conseguiram a nota cinco no Brasil, dois deles foram em Minas, sendo o da UFOP o melhor do estado. A coordenadora do curso, Kathiuça Bertollo, afirma que a nota máxima na avaliação reconhece a importância da educação e da universidade pública e do trabalho dos e das docentes. “Significa o reconhecimento do que os e as docentes desenvolvem no seu cotidiano de trabalho no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão. Tripé que defendemos e reivindicamos na formação dos estudantes, futuros assistentes sociais. Significa também o impulso para prosseguir na consolidação do quadro de docentes, bem como do curso nos âmbitos da graduação e da pós-graduação e com certeza a necessidade histórica de lutarmos pela universidade e educação pública”.