Grupo de estudos Livre Hermana retoma as atividades

Março 17, 2021

Grupo de estudos Livre Hermana retoma as atividades

Por Cleverton Monteiro

A partir deste ano, o grupo de estudos Livre Hermana - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Social Latino-Americana e  Brasileira, do Departamento de Serviço Social,  concentra seus estudos no tema “Os influxos do influxos do imperialismo no Brasil e na América Latina: entraves da dependência e da saída pela transição socialista”. 

As reuniões acontecem na última terça-feira do mês, de março à novembro, por meio do Google Meet. É necessária inscrição prévia dos participantes pelo formulário eletrônico. Haverá emissão de certificado. 

O cronograma e os livros que serão utilizados são os seguintes:

30/03, 27/04 e 25/05 das 9h às 12h - LENIN, Vladimir. Imperialismo, estágio superior do capitalismo: ensaio popular. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

29/06, 27/07 e 31/08 das 9h às 12h - BAMBIRRA, Vânia. O Capitalismo Dependente Latino-Americano. Florianópolis: Insular, 2012. 

28/09, 26/10 e 30/11 das 9h às 12h - MARIÁTEGUI, J. C. Sete ensaios de interpretações da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular, 2010. 

Docentes integrantes do Livre Hermana: Rodrigo Ribeiro, Kathiuça Bertollo, Claudio Horst, Raquel Mascarenhas.

Contato: livre.hermana.ufop@gmail.com

EMENTA - O padrão de acumulação e dominação capitalista o qual os países dependentes estão submetidos, a resistência e as lutas que a classe trabalhadora, demais classes e setores subalternizados desenvolvem contra a investida dos interesses dos monopólios internacionais e dos Estados imperialistas são os objetos deste estudo. Para tanto, serão utilizadas uma série de referências da literatura marxista que têm como eixo a totalidade do imperialismo e a particularidade de sua incidência na América Latina.