Evento discute Fotografia e Memórias Ditatoriais

Setembro 16, 2020

 

Por Adrienne Pedrosa

O evento Conversas sobre Fotografia e Memórias Ditatoriais é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Poéticas Fotográficas, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFOP. A participação no evento é aberta ao público e acontece por meio de inscrição prévia via formulário. As vagas são limitadas e os encontros acontecem via Google Meet.

Os bate-papos acontecem as sextas-feiras, nos dias 25 de setembro e em 2 e 16 de outubro, às 10h. Os debates têm como convidados os professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Anita Leandro e Mauricio Lissovsky, e a cineasta Flávia Castro. 

Confira informações sobre os temas dos debates e sobre os palestrantes:

25/09 — Anita Leandro é docente do curso de Rádio e TV e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É realizadora do documentário "Retratos de identificação", pelo qual ganhou prêmios no CachoeiraDoc 2015 e no Festival del Cinema Latino Americano de Trieste de 2016. É o trabalho de montagem feito para o filme, com imagens e outras fontes documentais da ditadura civil-militar brasileira, que pauta a discussão. 
 
02/10 — Maurico Lissovsky é docente do curso de Rádio e TV e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas no campo dos estudos visuais, com ênfase em fotografia, cinema, memória e política. No bate-papo, tematiza algumas imagens, ora ocultas, ora monumentalizadas, que têm dado forma ao modo como se pensa o último período ditatorial do Brasil.
 
16/10 — Flávia Castro é cineasta, responsável pelo roteiro e direção do documentário "Diário de uma busca", no qual, partindo de investigações sobre a morte do seu pai, o jornalista e militante do Partido Operário Comunista Celso Castro, empreende uma crônica sobre o exílio político que marcou a vida de Celso, tanto quanto a sua e de toda a família. O filme, ganhador do prêmio de melhor documentário do Festival do Rio e do Festival de Biarritz de 2010, guia o debate.

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