Programa de extensão do ICSA produz jornal com crianças atingidas pela barragem

Outubro 16, 2019

Vitória Oliveira

Por Adrienne Pedrosa

A edição especial foi realizada pelo programa de extensão Sujeitos de Suas Histórias em parceria com o jornal A Sirene. O conteúdo do jornal do mês de outubro foi produzido pelas crianças atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão.

Durante o mês de setembro, foram realizadas reuniões de pauta, oficinas e dinâmicas, para que as crianças atingidas fossem protagonistas na produção do jornal. Além de escolher os temas, elas foram responsáveis pela produção do material, como as entrevistas e o processo da escrita.

Vitória OliveiraPara os coordenadores do programa e professores do Departamento de Jornalismo (DEJOR) da UFOP, Karina Barbosa e André Carvalho, “a publicação da edição é uma materialização do que pensamos conceitualmente com o programa: tornar as comunidades atingidas, especialmente jovens, protagonistas das próprias histórias, das narrativas que desejam contar. As pautas que a edição explora, escolhidas pelas crianças e adolescentes, a partir da memória delas e deles, são um resultado disso”.

Ainda segundo os coordenadores, o programa atua nas escolas municipais de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo com objetivo de tornar os e as estudantes protagonistas da comunicação. “Trabalhamos técnicas, conceitos e ferramentas da comunicação com eles e elas, por meio de oficinas, vivências, dinâmicas lúdicas. Nossa atuação tem sido focada em fotografia, em vários formatos do texto jornalístico e audiovisual, sobretudo. Assim, eles contam suas histórias do modo que desejam”, relatam.

A edição produzida pelas crianças foi a número 42 e pode ser acessada no link.

SUJEITOS DE SUAS HISTÓRIAS — O programa de extensão foi criado em 2015 e está ligado ao curso de Jornalismo da UFOP. Tem o objetivo de situar comunidades de Mariana – moradores da cidade e sujeitos atingidos, direta ou indiretamente, pelo rompimento da barragem de Fundão – como cidadãos, protagonistas nos processos de leitura, crítica, produção e circulação de narrativas – verbo-visuais, audiovisuais, informativas, educativas, lúdicas. Em 2019 o programa conta com cinco ações extensionistas vinculadas, coordenadas pelos professores André Luís Carvalho e Karina Gomes Barbosa e pela técnica em educação Luana Viana.

Acesse o site para conhecer mais sobre o projeto.