Rádio feita por estudantes é oportunidade de aprendizado no Jornalismo

Agosto 27, 2020

DivulgaçãoPor Ariane Neves

Calouros que acabaram de entrar no curso de Jornalismo da UFOP já encontram uma oportunidade de aprender sobre rádio: a Plural, a web rádio laboratorial do curso. Fundada em 2014, a emissora tem conteúdos produzidos por estudantes voluntários, sob supervisão do professor do Departamento de Jornalismo Carlos Jáuregui.

Todos os semestres os calouros são recebidos pelos coordenadores da web rádio com visitas guiadas ao estúdio. São ministradas uma série de oficinas sobre produção em rádio, incluindo produção de textos, roteiros, entrevistas, além de locução e edição de áudio. Neste semestre, as oficinas serão on-line. Nas questões técnicas, a Plural é apoiada pelo projeto de extensão Central Plural de Podcasts.

A coordenadora da web rádio e também aluna de Jornalismo, Joyce Oliveira, conta que a Plural é um espaço para experimentação e aprendizado. "Nós não realizamos processo seletivo, mas sim a capacitação para todos os alunos interessados, sejam eles da graduação em jornalismo ou não. A Plural é um espaço para libertar a criatividade".

A grade de programação conta com uma variedade de temas, abrangendo esportes, cultura popular e política. Neste semestre são 12 programas, ao vivo ou gravados, veiculados de segunda à sexta.

A Plural pode ser ouvida pelo novo site, onde também é disponibilizada a programação.