Semana Nacional das Empresas Juniores: conheça as três organizações do ICSA

Abril 12, 2019

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Por Ivan Vilela

De 8 a 12 de abril deste ano, comemora-se a Semana Nacional das Empresas Juniores (EJ). Regulamentadas pela lei 13.267 de 2016, as EJ são associações civis sem fins lucrativos que possuem propósito educacional. Obrigatoriamente desenvolvidas dentro do âmbito universitário, são formadas por alunos, com supervisão de professores da instituição de ensino, e oferecem serviços de diversos segmentos para clientes externos à universidade.

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França, em 1967, após alunos da Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais (ESSEC) de Paris sentirem a necessidade de adquirirem o conhecimento de ferramentas do mercado no qual trabalhariam no futuro. A partir daí, o movimento se espalhou pelo mundo. No Brasil, são mais de 1,2 mil empresas juniores, que contemplam mais de 11 mil jovens empresários, instaladas em mais de 280 instituições de ensino. Segundo reportagem do O Globo de agosto de 2016, o segmento movimentou 10,7 milhões de reais no país em 2015. 

Com 113 empresas juniores, Minas Gerais se tornou o novo polo mundial do setor, estando à frente de países como Alemanha, que conta com 66 empresas, e a Bélgica, com 15, de acordo com reportagem do Hoje em Dia de novembro de 2018 . A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) conta com 19 EJ’s ligadas ao Núcleo de Empresas Juniores da UFOP (Core), que presta suporte direto às empresas da instituição e ajuda na sua regulamentação e no engajamento dos membros. 

Para a sociedade o custo de contratar um serviço de uma empresa maior é alto, assim as EJ's cobram um preço mais acessível aos clientes, o que facilita o acesso e aquisição dos serviços para os micro e pequenos empreendedores. Para os alunos, os maiores aprendizados incluem o trabalho em equipe, a responsabilidade, o profissionalismo, a enorme bagagem de experiência com projetos internos e externos, desenvolvimento de competências interpessoais, dentre outros. Tudo isso, com supervisão de professores mestres e doutores que auxiliam na atuação dos empresários juniores. 

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) abriga três empresas deste segmento.

CADE JR. — Empresa júnior do curso de Administração, surgiu em 2013 com o objetivo de oferecer consultoria com excelência aos seus clientes. Ao fazer isso, além de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a empresa promove a oportunidade ao aluno de ingressar no Movimento Empresa Júnior e usufruir de suas qualidades. 

Andressa Alves Guimarães Perpétuo, membro da empresa, ressalta as vantagens de uma EJ para a cidade. “Os clientes recebem orientações quanto aos seus projetos e negócios, onde as propostas são organizadas e personalizadas de acordo com a situação de cada cliente. Enquanto isso, os alunos que atuam na empresa ganham experiência no ramo e são orientados por professores do curso em todas as tarefas”, explica. 

Os alunos, ao atuarem dentro da Cade Jr., constroem uma visão global do processo de desenvolvimento e gerenciamento de uma empresa, tanto no sentido de prazos, quando no contato com clientes e trabalho em equipe. Ainda oferecem todos os serviços de consultoria a um preço abaixo do mercado, o que favorece a contratação. 

Para conhecer mais, acesse o Facebook da Cade Jr. 

CONSECON JR. — Fundada em 2011, a empresa júnior do curso de Ciências Econômicas surge da inquietação de alunos para colocar em prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula. Pensando em como oferecer um serviço de qualidade alinhado com o preço baixo, a Consecon  oferece consultoria personalizada, estudos de impacto econômico, análise de conjuntura econômica, avaliação financeira de empresas e gestão financeira orçamentária.

O presidente da Consecon, Pedro Paso, explica que a sociedade é um dos agentes mais beneficiados. “Graças ao contexto da universidade, as empresas do município têm acesso aos serviços oferecidos pelas empresas juniores. Além disso, as EJ’s formam líderes e profissionais capazes de gerar valores para a sociedade”, analisa. 

A Consecon é estruturada em diretorias que são divididos por eixos estratégicos: Presidência, Vice-presidência, Qualidade, Recursos Humanos, Jurídico-Financeiro, Projetos e Marketing. Cada diretoria tem seu diretor e trainee que são responsáveis por gerir a sua respectiva pasta da empresa. 

Conheça mais sobre a Consecon Jr. no site. 

VERBALIZE JR. (V!) — Representando o curso de Jornalismo, a empresa júnior de comunicação da UFOP foi fundada em 12 de dezembro de 2012 a partir do engajamento de alunos que conheciam o movimento e reconheciam a necessidade de iniciar o processo no ICSA. A V! oferece serviços de marketing, que engloba o gerenciamento de mídias sociais, de produção de conteúdo; assessoria de imprensa, principalmente em eventos; design, como produção gráfica de logomarcas e logotipos; dentre outros serviços. 

A Verbalize Jr. se estrutura em diretorias que abrangem tanto a área burocrática da empresa, como Gestão de Pessoas, até a área produtiva, como Comunicação.  É a primeira empresa federada do ICSA, ou seja, ela é reconhecida pela maior instância do segmento no país, a Brasil Júnior, por seguir os requisitos corretos de uma empresa júnior. Segundo o presidente da V!, Danillo Frederico Vieira, significa que a empresa é séria e comprometida com a ética. “Isso mostra que dentro da nossa instituição existe qualidade, comprometimento e ética  que são pontos fundamentais para o movimento”, ressalta. 

Ao contratar os serviços de uma empresa júnior, há o investimento em conhecimento e inovação de pessoas que estão em processo de formação para atuar futuramente no mercado, pois, ao pertencer a uma organização, o aluno entende a essência de uma instituição empresarial, sua organização e funcionalidade.

Acesse o site para conhecer mais sobre a Verbalize.