UFOP conclui reformas no Conjunto de Moradias das Moitas em Mariana

Novembro 27, 2018

Por Ivan Vilela

Foto: Tuila Dias

A reforma era uma demanda antiga do conjunto, que foi construído em 1986. Segundo a aluna do curso de Jornalismo da UFOP e moradora da República Devassa, Helen Aquino, a conquista da reforma foi de grande valia, dadas as condições em que as casas se encontravam.  "A reforma foi algo que nós, moradores, sempre lutamos para que acontecesse, e, quando conseguimos, foi uma vitória, tanto para os que começaram essa luta como para os que a viram chegar ao fim", ressalta. 

Para a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFOP (Prace), Natália de Souza Lisbôa, a reforma colabora para reforçar o caráter público e de qualidade da educação. "Acreditamos que a reforma das moradias contribui para aprimorar os espaços de convivência e desenvolvimento dos alunos", explica.

Como os atuais moradores tiveram que desocupar as casas no período das reformas, a Universidade ofereceu uma bolsa de 400 reais como auxílio moradia, de janeiro a outubro de 2018, aprovada pela Portaria nº 004/2018 da Prace. Além disso, disponibilizou carreto para auxiliar na mudança dos estudantes, tanto na saída quanto no retorno ao conjunto. 

"A reforma foi muito importante, pois, com ela, vieram mudanças de atitudes por parte dos moradores em relação à casa. Além de ser algo que estávamos precisando há muito tempo, porque as casas são muito antigas", diz Mylena Cristina Gomes Gonçalves, de 20 anos, moradora da República Bu.