Roda de Conversa - “Lesbianidades: entre o visível e o invisível”

Date:

quinta-feira, 5 Setembro, 2019 - 19:00 to 21:00

O evento irá discutir a marginalização da pauta lésbica dentro e fora do movimento LGBTQI+. A conversa será aberta a todos os presentes, que poderão contar experiências, tirar e provocar dúvidas, e dialogar sobre o tema.

A roda será mediada pela ex-professora do Departamento de Jornalismo (DEJOR) da UFOP e doutoranda em Comunicação Social pela UFMG, Dayane Barretos. A discussão conta com a presença da mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG e graduada em Artes Visuais, Leíner Hoki, que apresenta a monografia intitulada "A Língua das Lésbicas: a visibilidade lésbica enquanto questão política e artística" e com a estudante de Jornalismo da UFOP e membro do Coletivo Colares, Vanessa Fávero.

O evento é aberto ao público.

PROJETO VIDAS — O projeto tem como objetivo propor reflexões e ações, como rodas de conversa e podcasts, para reconhecer a existência e as diferenças de gêneros e de sexualidades no interior da Universidade e na região dos Inconfidentes. Além disso, reflete sobre quais mecanismos podem ser acionados para o combate ao preconceito e a desinformação que essas questões levantam.

O projeto existe desde o primeiro semestre de 2018 e é coordenado desde junho de 2019 pelo professor do Departamento de Jornalismo da UFOP, Felipe Viero. As professoras Marta Maia, coordenadora até maio de 2018, e Margareth Diniz são colaboradoras. O projeto tem como bolsistas/voluntários os discentes Eduarda Mendes, Gabriel Figueredo, Maria Luiza Reis e Vitório Damasceno.

Local: Sala 418 (Hemeroteca) - Bloco 2 do ICSA