Seguindo a proposta de verticalização incentivada pela PROPP-UFOP, com vistas à criação dos grupos emergentes, o Programa de Pós Graduação – Mestrado em Economia Aplicada da UFOP, vem sendo gestado desde maio de 2013. A partir de então, uma série de metas e ações foram estabelecidas no sentido de planejar e executar a Proposta submetida e aprovada nas Instâncias Internas da UFOP (Conselho Departamental, PROPP, CEPE). Em dezembro de 2015, a proposta foi recomendada na CAPES (na 161ª Reunião do CTC).
A definição da linha de pesquisa “Economia Aplicada” dá-se em função do perfil do corpo docente permanente do PPEA-UFOP, das possibilidades de integração multidisciplinar com outros cursos da UFOP, bem como a expertise e conhecimento dos Professores do Curso de Pós-Graduação em Economia do CEDEPLAR/ UFMG , este último, nota 6 na última avaliação trienal da CAPES, Centro com o qual foi estabelecida colaboração temporária e irrestrita.
O objetivo do PPEA-UFOP é o aprofundamento da formação de recursos humanos qualificados e capazes de exercerem atividades relacionadas à questão econômica e suas aplicações, o que auxilia na tomada de decisões nas esferas públicas e privadas. Ademais, o Programa visa estimular a consolidação dos grupos de pesquisas na UFOP, em especial, àquelas que atendam às especificidades socioeconômicas, demográficas e culturais da região dos Inconfidentes.
Pensando nisso, além da sólida formação em Teoria Econômica e Métodos Quantitativos, o aluno ingressante no PPEA-UFOP terá a possibilidade de aprofundar os seus conhecimentos nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Avaliação de Políticas Públicas. Para tanto, serão ofertadas uma gama de disciplinas eletivas tais como: Economia do Turismo, Economia dos Recursos Minerais e Análise de Conjuntura Mineira, fortemente relacionadas com a região na qual a UFOP está inserida
Mais informações no site do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada.
MAIS UFOP | Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada