O curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) teve início em março de 2009 e objetiva formar assistentes sociais críticos, compromissados com a democracia, com a justiça social e com a cidadania.
Os acadêmicos são qualificados na perspectiva das Diretrizes Curriculares vigentes que buscam munir os discentes de conhecimentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos (para que possam decifrar as múltiplas expressões da questão social, presentes na sociedade brasileira e na realidade mineira) e também maneiras de enfrentar as demandas impostas à profissão.
O curso viabiliza a formação intelectual e cultural generalista, capacitando os alunos para os processos de investigação científica e intervenção profissional, de forma criativa e propositiva dentro do conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho. Essa proficiência se dá por meio de atividades pedagógicas com aproximações sucessivas à realidade social, seminários temáticos, atividades de pesquisa, estágio supervisionado, extensão e laboratórios/oficinas.
Compete ao profissional formular, implementar, executar e avaliar propostas de enfrentamento às múltiplas expressões da questão social, com políticas e programas sociais públicos e privados, além de atuar nas organizações da sociedade civil, fundações e movimentos sociais.
Vagas: 50 vagas/noturno (1º semestre) e 50 vagas/vespertino (2º semestre)
Duração prevista: 4 anos (8 semestres)
Grau: Bacharel em Serviço Social
Carga horária mínima: 3.000 horas
Reconhecimento: Portaria nº 650, de 10/12/2013 (DOU de 11/12/2013).