Grupos de pesquisa

Liga dos Comunistas - Núcleo de Estudos Marxistas
O grupo tem por objetivo ser um núcleo de estudo e pesquisa referenciado à teoria social de Marx e à produção teórica da tradição marxista. Pretende criar e consolidar um grupo de estudo, realizar pesquisas, atividades acadêmicas e publicações científicas, que rastreiem a seguinte linha de pesquisa: A sociedade na ordem contemporânea do capital e o debate sobre o modo de produção comunista.

Docentes: André Mayer

Livre Hermana - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Social Latino-Americana e Brasileira
O objetivo é desenvolver estudos e pesquisas sobre a particularidade da formação social latino-americana e brasileira, realizar atividades de formação e eventos científicos para discentes e docentes do curso de Serviço Social da UFOP, outros cursos e comunidade em geral. Para tal, visa parcerias com núcleos de pesquisa, da UFOP e de outras instituições nacionais e internacionais, e com instituições da classe trabalhadora, movimentos sociais e sindicatos. O núcleo constituí-se orientado pela apreensão crítica e histórico-dialética, tendo por eixos centrais de análise o trabalho, a questão social, as lutas sociais e o serviço social. Surgiu a partir do diálogo entre docentes do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) a fim de consolidar o Núcleo de fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira, que, indissociavelmente com os Núcleo de fundamentos teórico-metodológicos da vida social e Núcleo de fundamentos da particularidade da formação sócio-histórica da sociedade brasileira, estruturam a Formação Profissional, conforme as diretrizes curriculares elaboradas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), em 1996.

Docentes: Claudio Horst, Kathiuça Bertollo, Rodrigo Fernandes Ribeiro (Coordenador) e Raquel Mascarenhas

Núcleo de Extensão e Estudos em Formação e Trabalho em Serviço Social
O Núcleo integra a linha de pesquisa Fundamentos do Trabalho Profissional e está voltado para as análises da profissão de Serviço Social como especialização do trabalho. Inclui estudos sobre a formação e o exercício profissional, os espaços sócio-institucionais vinculados à Seguridade Social, especialmente os da área da assistência e saúde. As temáticas e objetos de pesquisas aqui desenvolvidas se constroem na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com participação de discentes e assistentes sociais e supervisores de campos. À Linha de Pesquisa Fundamentos do Trabalho Profissional vinculam-se os seguintes projetos/extensão: 1) Pró-Ativa Levantamento dos Recursos Sociais da Microrregião de Ouro Preto 2009/2010; 2) Extensão Projeto de Atualização Profissional.

Docentes: Virgínia Alves Carrara