Aniversário do ICSA reúne estudantes e servidores em dia repleto de atividades

Dezembro 1, 2023

Tiago Maia

A celebração do aniversário de 15 anos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) aconteceu nesta terça-feira (28) e reuniu a comunidade acadêmica em uma programação intensa durante o dia. O evento teve bingo, torneio de xadrez e competição de queimada entre as ações.

A mesa de abertura da calebração contou com a participação do pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Máximo Eleotério, do diretor e da vice-diretora do Icsa, Harrison Bachion e Cristiane Márcia, da vice-chefe do Departamento de Administração (Decad), Ana Flávia Resende, da professora do Departamento de Ciências Sociais (Decso) Giulle Adriana, do chefe do Departamento de Economia (Deeco), Daniel do Val, da professora do Departamento de Jornalismo (Dejor) Hila Rodrigues, da chefe do Departamento de Serviço Social (Desso), Sara Martins, da servidora TAE Julia Arantes, de Maria Izabel Lage, representando os anistiados, de Rosimary de Oliveira, representando os anistiados, e das alunas Julia Silva, Stella Cotta, Beatriz Tinoco e Isabela Werneck, representando os cursos do Instituto.

A representante dos trabalhadores terceirizados, Rosimary de Oliveira, trabalha no ICSA há 12 anos. O aniversário do Instituto para Rosi, como é conhecida pela comunidade, foi vivido com Tiago Maiagrande nostalgia: "Hoje, ao ouvir o depoimento de várias pessoas, me veio um filme de tantas coisas que eu vivi aqui. Presenciei muita coisa, conheci muitas pessoas, muitas foram embora, outras chegaram. Me senti muito honrada em poder representar os meus colegas. É uma gratidão".

Junto de suas colegas, Rosi é responsável pela limpeza do Instituto e atualmente cursa Pedagogia na UFOP. Segundo ela, o ingresso no ensino superior teve como parte importante o ICSA. Ela conta que o sonho de entrar na graduação ganhou força após dar uma entrevista em 2018 para a Revista Curinga, do curso de Jornalismo. "Quando eu digo que o Icsa para mim é uma conquista, é porque é mesmo. Antes de estar aqui eu nem imaginava tanta coisa que iria acontecer na minha vida, e foi por causa de pessoas que eu encontrei aqui que eu pude plantar uma sementinha de um sonho que eu jamais imaginei que poderia conseguir", afirma.

O bingo, organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do Icsa, abriu as atividades recreativas. O jogo ofereceu premiações diversas, como uma panela antiaderente, uma máquina de cortar cabelo, 1 kg de picanha, um mixer, entre outras, mobilizando toda a comunidade acadêmica, que encheu o hall do Instituto.

Logo em sequência, teve início o torneio de xadrez, coordenado pelos professores Victor Maia Senna Delgado e Fernanda Faria Silva, do Deeco. A competição teve premiação de R$250 para o primeiro lugar e R$100 para o segundo lugar.

Em conjunto com o xadrez, aconteceu a tradicional queimada do Icsa, planejada pela Atlética Primaz, animando os estudantes, que torciam aos cantos e gritos. O campeonato ocorreu durante a tarde no campus, com seis equipes disputando o prêmio de R$650. A final foi realizada entre os times "UPB" e "Econoamigos". Este último se consagrou campeão da competição e faturou a premiação em dinheiro.

No encerramento das atividades do aniversário do Instituto, participaram de uma mesa sobre a história do Icsa seu ex-diretor, Benedito Donadon, e seu técnico mais antigo, Thiago Caldeira. Eles relembraram vários momentos, desde a construção do prédio pelo Reuni, dos projetos, cursos e de todos os avanços ao longo destes anos.

Para Donadon, participar desse momento é uma grande alegria, pois o Icsa faz parte de sua própria história. "Vi o crescimento do Instituto com muita esperança. Apesar de momentos turbulentos que passamos no país, nunca desistimos de lutar." Ele ainda acrescenta que é "muito satisfatório ver que os trabalhos de melhoria, como a reforma do auditório e do telhado do prédio Padre Avelar, estão em andamento e vão trazer muitos benefícios para a comunidade acadêmica".

Como parte da programação, foi exibido um documentário realizado pelos técnicos administrativos do Icsa com a participação de ex-funcionários, professores, alunos e pessoas que fizeram e fazem parte desses 15 anos de existência do Instituto.
Confira as fotos do evento.