Curso de Administração da UFOP recebe três prêmios no 32º Enangrad

Dezembro 17, 2021

Por Adrienne Pedrosa

O 32º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Enangrad) reuniu palestrantes, estudantes e docentes da área e premiou trabalhos desenvolvidos por professores e alunos de universidades. A UFOP recebeu prêmios em três categorias diferentes.

O trabalho "Previsão de Insolvência – um modelo ajustado com base em índices financeiros de empresas brasileiras de capital aberto", desenvolvido pelo ex-aluno Gilberto Gonçalves e pelo coordenador e professor do Departamento de Administração da UFOP, Fábio Moura, foi premiado como "Melhor trabalho da área temática: finanças".

O artigo propõe um modelo de previsão de insolvência de empresas brasileiras de capital aberto de acordo com a estrutura financeira e com a variável "conexão política". Os pesquisadores observaram 56 companhias brasileiras de capital aberto durante a pesquisa para testar a chance de uma empresa entrar em recuperação judicial.

Os resultados estão de acordo com as hipóteses da pesquisa, que conclui que os tradicionais indicadores financeiros são relevantes para prever as chances de uma empresa entrar em situação de insolvência. Fábio comenta que "o trabalho foi muito bem avaliado pelos revisores e pelos coordenadores da sessão de apresentação. Com metodologia bastante robusta e resultados muito consistentes, passa a ser uma referência atualizada para aferição do risco financeiro de empresas brasileiras".

O artigo "Dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de matemática: a percepção dos discentes do curso de Administração da Universidade Federal de Ouro Preto" foi premiado na categoria "Melhor trabalho da área temática de Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração''. Desenvolvido pelas estudantes Júnia Miranda, Marília Viegas e Diego Inácio com orientação das professoras Flávia Tomaz e Deborah Pessoa, o trabalho apresenta as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem dos discentes do curso de Administração e traz sugestões de ações que podem ajudar na redução do índice de reprovação.

Para o desenvolvimento da pesquisa, os autores se basearam em um questionário aplicado aos alunos do primeiro período do curso, com o qual descobriram a inclinação aos estudos, problemas como ansiedade e baixa concentração, além de que 67,7% dos estudantes tiveram dificuldades na disciplina de matemática no ensino médio. Como conclusão, o trabalho revelou que a instituição, os docentes e discentes devem agir juntos para alcançar a redução do nível de reprovação na disciplina. Os autores sugerem o investimento em aulas mais dinâmicas, palestras e ações voltadas para o controle da ansiedade, rodas de conversas sobre gestão do tempo e sobre a importância e benefícios dos auxiliares de estudo no processo de ensino e aprendizagem.

O terceiro prêmio foi entregue à docente Carolina Saraiva na categoria "Melhor coordenação adjunta da área de Ensino e Pesquisa".

O professor Fábio ressalta a importância dos três prêmios para a UFOP: "As premiações recebidas pelo curso no Enangrad evidenciam, revelam, a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido por professores e alunos do curso de Administração, que mesmo diante de todas as limitações impostas pela pandemia, continuam comprometidos, focados em suas funções de pesquisa".