Disponível edital para transferência e obtenção de novo título

Outubro 20, 2021

NPG

Por Patrícia Pereira

O edital oferece vagas para transferência de outras instituições para a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e obtenção de novo título de graduação. Há vagas também para reingresso e reopção de curso para quem já é aluno da UFOP.

Veja os detalhes de cada modalidade do edital

TRANSFERÊNCIA: estudantes do ensino superior (graduação ou tecnólogo) de instituições privadas e da rede pública que estejam interessados em ingressar na UFOP.

OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO: egressos do ensino superior (graduação ou tecnólogo) que desejam cursar uma nova graduação na UFOP.

REINGRESSO: estudantes desligados dos cursos presenciais de graduação da UFOP e que queiram retornar à Universidade. Eles precisam ter tempo hábil para a colação de grau.

REOPÇÃO DE CURSO: estudantes matriculados nos cursos presenciais de graduação da UFOP que desejam se transferir internamente para outros cursos. Essa movimentação ocorre entre cursos do mesmo agrupamento de áreas do conhecimento. Também nesse caso o estudante precisará ter tempo hábil para a conclusão do novo curso, contado o tempo desde o ingresso no curso de origem.

CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

O processo seletivo ocorrerá em etapa única para as quatro modalidades de ocupação. Todos os procedimentos (seleção, matrículas e aproveitamento de estudos) serão realizados a distância, por meio de formulários e aplicações eletrônicas específicas.

TRANSFERÊNCIA:

- Inscrição por formulário eletrônico a ser disponibilizado na página da Prograd/UFOP.

- Classificação pelas notas do Enem (aceitas edições do exame aplicadas desde 2009).

- Comprovação das condições mínimas para a candidatura no processo seletivo ocorrerá no ato da matrícula (documentos pessoais, histórico escolar e matriz curricular do curso de origem).

OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO:

- Inscrição em formulário eletrônico a ser disponibilizado na página da Prograd/UFOP.

- Comprovação da conclusão do curso anterior ocorrerá no ato da matrícula (documentos pessoais e diploma/certificado de colação de grau).

REINGRESSO:

- Inscrição por requerimento no Portal MinhaUFOP.

- Classificação dos candidatos com base no tempo previsto para de integralização curricular, após confirmação da existência de tempo hábil para a conclusão do curso, privilegiando quem precisar de menos tempo para colar grau na UFOP.

REOPÇÃO DE CURSO:

- Inscrição via requerimento no Portal MinhaUFOP.

- Classificação dos candidatos por meio do Coeficiente de Reopção de Curso (CRC) — que é uma média ponderada das notas e das cargas horárias das disciplinas já cursadas —, após a confirmação da existência de prazo regular para concluir novo curso, contando o tempo desde o ano/semestre da matrícula no curso de origem.

Confira o edital