DRI abre edital de mobilidade acadêmica

Setembro 1, 2022

Por Jaqueline Ferreira

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) está com inscrições abertas para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional. As inscrições devem ser realizadas via formulário até 11 de setembro.

Para se candidatar é necessário: ser estudante de graduação regularmente matriculado na UFOP; ter cursado pelo menos dois semestres acadêmicos; apresentar coeficiente de rendimento acadêmico superior a 6,5 (sem reprovações) ou igual ou superior a 7,0 (com reprovações); não estar apto a colar grau e apresentar comprovação de proficiência em idioma estrangeiro de acordo com a exigência da instituição escolhida para a mobilidade.

Ao todo, são 37 instituições de destino contempladas na América do Sul, América do Norte e Europa, com intercâmbio programado para o primeiro semestre de 2023. Para mais informações, acesse o edital

CAMPUS FRANCE - Uma das instituições estrangeiras conveniadas à UFOP é a Campus France, uma agência francesa ligada à embaixada da França no Brasil.

O serviço prestado pelo Campus France destina-se a brasileiros ou estrangeiros que morem no Brasil, sejam maiores de 18 anos e desejam iniciar ou continuar seus estudos na França (graduação, intercâmbio acadêmico, mestrado, especialização, estágio, doutorado ou curso de francês). A agência recebe as candidaturas e intermedia os contatos entre estudantes brasileiros e universidades francesas.

Qualquer aluno da graduação, mestrado, doutorado e pós doc podem estudar na França através do Campus France. O aluno intercambista faz todo o processo de seleção universitária através do convênio da UFOP. Uma vez que ele já foi aceito pela instituição francesa, ele vai pagar uma taxa ao Campus France para fazer uma análise pré-consular de seus documentos para conseguir o visto de estudante.

Acesso o site oficial do Campus France para mais informações.