Estudante da UFOP dá continuidade à pesquisa sobre a linha do tempo da criação do Icsa

Maio 8, 2025

Banner Destaque
NPG

Por Pedro Vieira 

A aluna do curso de jornalismo da UFOP, Luzimara Fátima dos Santos, finalizou a pesquisa sobre o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), orientada pela secretária executiva da unidade da UFOP, Júlia de Melo Arantes. A investigação documental teve como objetivo construir uma linha do tempo sobre o processo evolutivo do instituto, além de organizar a documentação do campus.
 
Iniciada em 2023 pelo antigo bolsista, Gustavo Henrique dos Santos, a pesquisa seguiu em frente quando Luzimara analisou os documentos anteriormente organizados por Gustavo. No relatório final, a estudante conta que analisou diversos documentos, como um termo ligado à concessão do espaço do Icsa para a UFOP pela Prefeitura de Mariana, além de diversos boletins administrativos com ações do instituto e ações da UFOP de 2008 a 2013. Anteriormente, a linha do tempo já existia e continha informações até 2010.
 
Após esse levantamento, a pesquisadora inseriu documentos relacionados a acontecimentos importantes do Icsa entre 2014 e 2023. Para incrementá-los, Luzimara utilizou um filtro com o uso de palavras-chaves que remetiam, por exemplo, a criação ou mudança de departamentos, as medidas tomadas durante a pandemia de covid-19 e membros presidências, além de outros.
 
Luzimara considera que o trabalho de manter esses registros documentais é de extrema importância e que a motivou a fazer parte de um trabalho de resgate e documentação da memória do Icsa. “Sempre tive muita afinidade com a organização e catalogação de documentos quanto com o levantamento histórico”, menciona.
 
Julia de Melo conta que antes da pesquisa o arquivo do instituto era bem confuso e era uma demanda da secretaria. Para ela, o trabalho também foi importante para que todos possam conhecer um pouco mais da história do Icsa.
 
Confira a linha do tempo.