Professor do Departamento de Economia da UFOP publica artigo em jornal internacional

Dezembro 15, 2021

NPG

Por Adrienne Pedrosa

O artigo "Comparing Cars With Apples? Identifying the Appropriate Benchmark Countries for Relative Ecological Pollution Rankings and International Learning" foi publicado no periódico Frontiers of Environmental Science (JCR 4,581). O trabalho, que apresenta a criação do primeiro Ranking de Poluição Ecológica Relativa (REPR), foi desenvolvido pelo professor do Departamento de Economia da UFOP Diogo Ferraz e colaboradores.

DivulgaçãoO artigo foi produzido a partir dos dados sobre 774 tipos diferentes de exportações e emissões de CO2 e sobre o entendimento ecológico de 99 países. Os autores usaram métodos de social network para construir uma rede de referência de aprendizagem em pares de países com extensão similar de exportação e com diferenças nos valores de poluição, com o objetivo de revelar países-referência para melhorias de eficiência e produção sustentável. Como resultado, o artigo melhora a base de informações nas negociações internacionais para um sistema de produção global mais limpo e ajuda a identificar os países que podem aprender novas técnicas.

Diogo comenta que a publicação internacional é importante para o reconhecimento da UFOP na área: "Por meio de parcerias com centros de pesquisa de excelência na Europa e outras instituições públicas brasileiras, a UFOP se destaca por incentivar a pesquisa entre os professores da universidade. Este tipo de parceria traz estudos inéditos e de qualidade internacional para os alunos dos diversos cursos que a UFOP oferece, a fim de garantir qualidade e debater questões relevantes e atuais sobre desenvolvimento econômico e sustentável".

O artigo é uma parceria entre pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA) da UFOP, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), do Fraunhofer Center for International Management and Knowledge Economy (Alemanha) e da Universidade de Hohenheim (Alemanha).

Acesse o artigo completo.