O Grupo de estudos Livre Hermana retoma as atividades

Maio 27, 2021

Grupo de estudos Livre Hermana retoma as atividades

Por: Cleverton Monteiro

As reuniões do grupo para este semestre de 2020.2 vão acontecer nas últimas terças-feiras do mês até novembro, por meio do Google Meet. A partir deste ano e nos próximos dois, a ênfase dos estudos tem como eixo central “Os influxos do imperialismo no Brasil e na América Latina: entraves da dependência e a saída pela transição socialista”.

O grupo vai se debruçar em estudar o padrão de acumulação e dominação capitalista - sob o qual os países dependentes estão submetidos -, a resistência e as lutas que a classe trabalhadora, assim como demais classes e setores subalternizados, desenvolvem contra a investida dos interesses dos monopólios internacionais e dos Estados imperialistas. Serão utilizadas uma série de referências da literatura marxista que tem como eixo a totalidade do imperialismo e a particularidade de sua incidência na América Latina para guiar as discussões.

Para se inscrever, acesse o formulário on-line

Acompanhe o cronograma de estudos:

01/06 das 9h às 12h
Texto - LENIN, Vladimir. Imperialismo, estágio superior do capitalismo: ensaio popular. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

29/06, 27/07 e 31/08  das 9h às 12h
Texto - BAMBIRRA, Vânia. O Capitalismo Dependente Latino-Americano. Florianópolis: Insular, 2012.

28/09, 26/10 e 30/11 das 9h às 12h
Texto - MARIÁTEGUI, J. C. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

LIVRE HERMANA - O grupo  de estudos é organizado pelo “Livre Hermana – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Social Latino-Americana e Brasileira” e integrado pelos docentes do Departamento de Serviço Social Rodrigo Ribeiro, Kathiuça Bertollo, Claúdio Horst, Raquel Mascarenhas e Davi Perez. O projeto teve início de seus estudos em março deste ano, sendo realizado durante o período da pandemia, excepcionalmente, de forma remota.