Projeto WebTV 2022 promove concurso de escrita criativa para cinema

Abril 7, 2022

Divulgação

Por Adrienne Pedrosa

Os interessados em participar do concurso "Chamada de Escritas Criativas: Histórias para Cinema" devem se inscrever até 25 de abril. Podem participar pessoas de qualquer idade, residentes ou não na Região dos Inconfidentes. Os candidatos menores de 18 anos devem apresentar autorização assinada pelos pais ou responsáveis.

Para realizar a inscrição, o interessado deve enviar um texto que tenha entre três e seis páginas, por meio do formulário, com uma sinopse/argumento criativo e original de ficção. A história deve abordar temáticas que promovam a igualdade de direitos e o enfrentamento de discriminações como o racismo, sexismo, machismo, homofobia, transfobia, capacitismo, entre outras, e que busquem valorizar a cultura e os cenários/locações de Mariana e Ouro Preto.

O concurso é promovido pelo projeto "WebTV 2022: criação em linguagem audiovisual afirmativa, experimental e de formação humanística" e irá premiar os três primeiros colocados: 1º lugar: R$ 100,00; 2º lugar: R$ 70,00 e 3º lugar: diária de lazer com um acompanhante no Esporte Clube Marianense, em Mariana. Os textos serão avaliados pela equipe da WebTV UFOP, composta pelo coordenador do projeto e professor do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP, Adriano Medeiros, e pelo técnico do Laboratório de Criação e Produção Audiovisual, Anderson Medeiros. Os trabalhos premiados poderão ser utilizados como base/inspiração para a criação de roteiros originais para filmes de ficção e curta-metragem a serem produzidos pela WebTV UFOP.

O resultado será divulgado em 29 de abril no site do Audiovisual da UFOP. Os três primeiros colocados serão contactados por e-mail ou telefone para receber as premiações. As dúvidas podem ser enviadas para o e-mail webtvufop@gmail.com.

WEBTV UFOP — O projeto é apoiado pelo Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (Pidic/Prace) e tem o objetivo de constituir um núcleo de produção que irá realizar programas experimentais em linguagem audiovisual, incluindo diferentes vozes e ideias para estimular ações afirmativas. A programação inclui experiências educativas, jornalísticas, de arte, cultura, entretenimento, esportes e divulgação científica e está disponível no YouTube e no site do projeto.