Grupos de pesquisa

Abaixo a relação de grupos de pesquisa em atividade no Jornalismo UFOP (registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq). Confira também os interesses de pesquisa de cada docente a partir do projetos em andamento indicados em seus currículos Lattes.

ACTDESIGN – Núcleo de Pesquisa em Arte, Processos Sensíveis de Comunicação e Tecnologias Afectivas
O ACTDESIGN foi criado em dezembro de 2013 com o intuito de desdobrar as discussões sobre arte, processos sensíveis de comunicação e tecnologias afectivas, que surgiram durante a disciplina de Estética e Comunicação, ministrada para o curso de Jornalismo da UFOP. Além de ampliar e aprofundar os estudos sobre a comunicação, na sua forma sensível, tácita, sobre arte, ciência e novas tecnologias, o GP intenta também avançar nas experimentações estéticas e misturas de linguagens (sonoro, visual, verbal) e tecnologias (softwares, sensores, equipamentos de som e imagem) iniciadas, ainda que de forma empírica, durante a disciplina. ACTDESIGN é um conceito esboçado na tese de doutorado “Design Desejante: a dobra como espaço e(ntr)e” (PUC/SP, 2008) a partir das virtualidades e atualizações do Design como dobra da arte (virtuo-design/act-design). O grupo de pesquisa pretende trabalhar na intersecção e(ntr)e arte, ciência e tecnologia, com instrumentos teóricos e tecnológicos que atravessam o campo da filosofia, da biologia e da estética, desde os conceitos às (possibilidades de) experimentações poético-estéticas.

Docente: Maria Lucília Borges

Convergência e Jornalismo  (ConJor)
A construção da notícia a partir de múltiplos olhares, com foco nos processos de convergência jornalística de conteúdo, tecnológica, de gestão e profissional. As pesquisas do ConJor tentam compreender as mutações e as consequências do atual contexto da comunicação. O grupo organiza-se nas linhas: a) Tendências do Radiojornalismo; b) Convergência em Revistas; c) Jornalismo Digital. Suas pesquisas estão baseadas na análise do processo de tecnologização das redações e a inserção do jornalismo no cenário da convergência, buscando lidar com desafios e encruzilhadas que obrigam a uma revisão nos fazeres e na compreensão dos meios. Entende-se que tais reconfigurações giram em torno do perfil do jornalista, da adoção de tecnologias, da audiência e dos conhecimentos técnicos necessários para o cotidiano da informação. Os meios de comunicação, nesse contexto, são obrigados a se adaptar a uma realidade pós-massiva, em que a centralização da circulação de informações está fragilizada e o ouvinte assume um papel mais ativo.

Docentes: Débora Cristina Lopez, Marcelo Freire Pereira de Souza, Nair Prata, Felipe Viero, Carlos Jauregui e Natália Cortez.
Site: https://www.conjor.com.br/

Estudos sociais em linguagem, memória e cultura visual
O grupo reúne atividades de pesquisas e extensão transdisciplinares que envolvem os campos da comunicação, da cultura visual, da linguagem e do discurso, da memória social e da história. Tem como foco os diálogos e atravessamentos destes campos no entrecruzamento da comunicação com as tecnologias da comunicação e informação (TICs), os modos de produção de subjetividades e de subjetivação, como também os modos de produção e circulação de discursos, da constituição de sentidos e narrativas que componham a realidade e a memória. Em particular, dá ênfase para temas emergentes no contexto do capitalismo e das lutas biopolíticas que englobam os movimentos sociais, a gestão da vida e do ambiente, direitos humanos, gênero, diversidade, raça, etnia e classe, entre outros pontos, em perspectivas de interseccionalidade e produção local do conhecimento.

Docentes: Adriana Bravin, Adriano Medeiros da Rocha, Maria Lucília Borges e Ricardo Augusto Orlando.
 

Jornalismo, Narrativas e Linguagens (JorNaL)
Grupo transdisciplinar que tem por objetivo desenvolver atividades de pesquisa cujos resultados visam contribuir com as atividades de ensino e extensão do curso de graduação em Jornalismo da UFOP, bem como em instituições mineiras e de caráter nacional, por intermédio das mesas coordenadas da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Atualmente o grupo realiza atividades de discussão de textos na área das narrativas, das teorias do jornalismo e da comunicação, e da teoria da linguagem, na linguística crítica. Os participantes têm realizado atividades de pesquisa e extensão na área proposta e a criação do grupo constitui a oportunidade de somar esforços para o desenvolvimento de linhas de pesquisa de relevância social e acadêmica.

Docentes: André Luís Carvalho, José Benedito Donadon-Leal, Marta Regina Maia.

Mídia e Interações Sociais (Giro)
O Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais tem como eixo compreender a presença da mídia na sociedade contemporânea e seu entrelaçamento às interações sociais, configurando processos de produção e circulação de sentidos na sociedade. Tal foco encaminha um olhar sobre os sujeitos, cujas interações correspondem a práticas constituintes da vida social segundo contextos sócio-históricos marcados por negociações e conflitos. Essa concepção alia-se a um entendimento alargado da mídia, para além dos meios de comunicação tradicionais, em suas dimensões técnica e institucionais, observando as modulações culturais por ela engendradas em tensão com questões de ordem ética, estética e política. Privilegia-se a visada sobre processos cotidianos de mútua afetação acionados nas relações existentes entre os sujeitos e as diversas materialidades midiáticas. As pesquisas desenvolvidas orientam-se pela problematização e análise dos formatos que a mídia constrói e que acionam processos comunicativos singulares, tangenciados por distintos públicos.

Docentes: Denise Figueiredo Barros do Prado e Frederico de Mello Brandão Tavares.
Site: http://giro.ufop.br/

Poéticas Fotográficas
O Poéticas Fotográficas, grupo de pesquisa interinstitucional formado por pesquisadores de três universidades (UFOP, UFS e UFBA), nasceu com o intuito de desdobrar a discussão sobre a fotografia dentro do campo da comunicação. O grupo concentra-se nos estudos acerca da imagem fotográfica, sobretudo em termos de criação, expressão e fruição, entendendo-a em um cenário de expansão e integração com outros meios e linguagens, em seus limites imprecisos.

Docente: Ana Carolina Lima Santos.
Na internet: Facebook e Instagram

Ponto

Este grupo de pesquisa parte do ponto, dos sentidos e do que o fazemos significar, para pensar na comunicação a partir de sujeitos que a atravessam e são atravessados e constituídos por ela, seja a partir da mirada das práticas jornalísticas; na relação dos afetos com a comunicação; na materialidade das imagens; nos estudos de gênero; na produção de sentidos da cultura pop; no estudo das narrativas midiáticas; no teor testemunhal como um dos eixos caros a essas narrativas, em um mundo marcado por catástrofes e outros eventos traumáticos que o reconfiguram permanentemente. A interface dos sujeitos com a comunicação é nosso ponto de partida. Nossos pontos de chegada são a boniteza da procura; podem ser as descobertas.

Docentes: Karina Gomes Barbosa, André Luís Carvalho, Felipe Viero, Gisa Carvalho.
Na internet: Facebook

Quintais: cultura da mídia, arte e política
O Grupo de Pesquisa Quintais: cultura da mídia, arte e política tem como principal objetivo a
reflexão das práticas midiáticas e sua relação com a sociedade. A compreensão desse
atravessamento se alicerça na abordagem e na discussão da dinâmica das diversas
manifestações artísticas e culturais (música popular, cinema, quadrinhos, visualidades,
literatura etc.) e sua ligação com as demandas afetivas, discursivas e comunicacionais. Nesse
sentido, a concepção de Quintais privilegia a identificação dos processos comunicacionais e
jornalísticos, e das temporalidades em tensionamento político com a experiência, o convívio
social, a cotidianidade. As pesquisas desenvolvidas no grupo pretendem contemplar essas
articulações em torno da cultura midiática e seus impactos estéticos e políticos.

Docentes: Hila Rodrigues, Cláudio Rodrigues Coração, Evandro Medeiros, Lara Linhalis e Adriano Medeiros.