Professor publica estudo sobre impactos da covid-19 na economia regional em revista da USP

Setembro 25, 2025

Pesquisa

Por Lucas Menezes

O professor Michel Candido de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA) da UFOP, juntamente com Jean Lucas Viana Almeida, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), e Otávio Florentino Detoni, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), publicou o artigo "Using regional uncertainty shocks to assess the relationship between the COVID-19 crisis and regional economic cycles in Brazil" na revista Estudos Econômicos da USP.
 
O trabalho criou novos índices de incerteza em nível estadual, a partir de dados do Google Trends, e analisou como a pandemia de covid-19 afetou os ciclos econômicos em diferentes estados brasileiros. O estudo utilizou dados trimestrais de 2007 a 2022 e demonstrou que os impactos não foram iguais em todo o país.
 
ENFRENTAMENTO - Segundo Michel, os resultados trazem um alerta importante: "A incerteza relacionada à covid-19 não atingiu o Brasil de forma uniforme", acrescentando que "as ligações entre estados influenciam tanto os danos quanto a recuperação". Para enfrentar crises como as provocadas pela covid-19, ele diz ser "preciso fortalecer o comércio regional e apoiar iniciativas locais."
 
A pesquisa também aponta que choques de incerteza em estados como Minas Gerais podem se espalhar para outras regiões por meio das cadeias comerciais, o que reforça a necessidade de políticas públicas voltadas para reduzir desigualdades e proteger economias mais vulneráveis.
 
Acesse o artigo completo.