Por Pedro Vitor Silva
O documentário “Tempo Vário: a história da folhinha de Mariana” conta a história do calendário que há mais de 150 anos é tradição em Minas. O calendário traz os principais eventos do ano como celebrações festivas, eventos astrológicos, da agricultura, da fé e da cultural popular.
Os professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Frederico de Mello Brandão Tavares e Paulo Bernardo Vaz, integrantes do grupo de pesquisa Giro, contribuíram na primeira etapa do documentário com pesquisas sobre a produção do calendário e, posteriormente, com a publicação do trabalho “Tradições imaginárias na folhinha de Mariana: almanaque epigrafado e temporalidades”, apresentado na 34º edição da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação 2025, realizado em Curitiba.
Frederico conta que depois das conversas com a equipe sobre a tradicional folhinha, o grupo foi convidado para ser entrevistado e compor o documentário.
A primeira exibição do documentário será realizada nesta sexta (26), às 19h, no Museu de Mariana. O lançamento integra a programação da Primavera de Museus e marca as celebrações de dois anos da instituição.