Por Nathália Paes
A egressa do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Jordana Ferreira da Silva, participa do podcast "Destino Mineral", produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A proposta do podcast é conversar com especialistas sobre os diversos significados da mineração, seus impactos na economia, no país e no meio ambiente.
Natural de Mariana, Jordana relata os impactos socioeconômicos e climáticos da mineração na região, tema estudado em sua dissertação de mestrado defendida noo PPEA. Seu trabalho, "Da especialização produtiva ao rompimento da Barragem de Fundão: uma análise da resiliência econômica para o município de Mariana/MG", foi um dos primeiros estudos empíricos mensurando o impacto econômico do rompimento da Barragem do Fundão.
No episódio, Jordana destaca que, embora o setor mineral gere arrecadação para os municípios, os benefícios econômicos ainda são distribuídos de forma desigual. "O setor de mineração, a indústria extrativa mineral, apesar de gerar recursos fiscais ao município, não tem gerado uma internalização dessa riqueza nem uma distribuição desse recurso de forma igualitária", observa.
Desde março de 2024, Jordana atua como pesquisadora associada sênior no Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL), centro de pesquisa global dedicado a reduzir a pobreza mundial, fundado por economistas de renome mundial.
Ouça o episódio completo do podcast "Destino Mineral".